Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Duzentos anos do livro Razão e sensibilidade

Este ano, comemoramos o bicentenário de Sense and Sensibility, de Jane Austen. Lançado em 1811, esse livro recebeu, em português, os títulos Razão e sensibilidade, Razão e sentimento e Sensibilidade e bom senso.


Embora as explicações linguísticas para justificar que Razão e sentimento é uma tradução mais precisa sejam convincentes, eu não consigo me desprender do título que ficou marcado em minha cabeça, Razão e sensibilidade (em grande parte, por causa do filme, é claro).


Quando comecei a ler Jane Austen, escrevi em um outro blog que tinha uma relação de amor e ódio com os livros dela. Sempre sabia como iam acabar, mas entrava e saía desesperadamente das livrarias procurando mais um.


Essa afirmação foi feita porque, na superfície, os livros de Jane Austen são histórias românticas que começamos a ler já sabendo quem vai casar com quem. Essa foi a minha primeira leitura, mas, notem, mesmo assim eu sentia uma forte atração por esses romances.
Bem, espero que Jane me desculpe. Tambem tive uma reação equivocada ao ler pela primeira vez Guimarães Rosa e Macunaíma.


A verdade é que os livros de Jane Austen estão repletos de ironias e revelações sobre a sociedade da sua época (ela viveu de 1775 a 1817), discussões sobre ética e moral e personagens que nunca têm diálogos vazios.


Um sentimento interessante ao ler esses livros é que parece que Jane está ao nosso lado dizendo: isto sim, está correto, mas isto, oh, como ela pôde?


Ou seja, por meio dos vilãos e mocinhos conhecemos Jane e a maneira como se portava. Sei que todos os autores imprimem sua personalidade nos livros, mas nunca senti em outros o que sinto em Jane. É como se ela nos guiasse pela história mostrando o que uma boa moça e um homem de caráter deveriam fazer. E sem ser chata.


E, assim, em uma situação difícil, perguntem-se: o que Jane Austen faria?


Elegantes e sinceros, os romances de Jane costumam acompanhar seus leitores por toda a vida, sendo lidos e relidos. Eu mesma já sou assim.


Ah, mas voltando ao bicentenário de Sense and Sensibility. Cheguei um pouco tarde. Reli esse livro no finalzinho de 2010 e, este ano, darei um espaço para outro romance de Jane. Mas vou acompanhar as comemorações.


Para quem quiser, indico dois ótimos blogs: Austenprose (em inglês) e Jane Austen em português.


Para finalizar, produtos interessantes da loja online CafePress com o tema Jane Austen. Tem outros ótimos por lá, procurem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário